Comunicação Visual e Cenográfica de Evento
A programação visual é um meio de forte apelo comunicativo. Ela apresenta, de forma direta e objetiva, o conteúdo da mensagem que pretende ser transmitida, assim como a instituição promotora da atividade. Todo o material elaborado para a ambientação deve ter o seu conteúdo e formato adequados aos objetivos pré-estabelecidos e ao ambiente onde está inserido. O público e a imprensa devem ter total visibilidade das peças. Para isso, é necessário fazer uma análise criteriosa do ambiente, incluindo estudos de fluxo de público, do local destinado à cerimônia e do posicionamento da imprensa.
Utilização da marca na comunicação visual dos eventos:
Todo evento é uma oportunidade para expor uma ou mais marcas do promotor, dos parceiros, patrocinadores, apoiadores, dentre outros. A marca deve estar sempre posicionada em local estratégico e de ampla visibilidade. Ela é a assinatura da instituição que se responsabiliza pelo conteúdo do evento e sua exposição é essencial para “marcar” sua presença institucional, configurando-se como um elemento de paternidade ou compartilhamento da ação tema do evento.
Peças normalmente utilizadas na programação visual:
Fundo de palco
O fundo de palco deve cobrir o fundo do ambiente do palco, a partir do chão ou do início do palco ou tablado, de modo que a parede ou estrutura atrás das autoridades não apareça. Não é recomendada a utilização de cores muito claras e o material deve ser fosco, para evitar reflexos. Ajuste o posicionamento das câmeras e do púlpito para garantir a exposição das marcas e conceitos.
Para melhor visibilidade das marcas, o ideal é que as mesmas estejam dos dois lados do fundo de palco, garantindo sua exposição qualquer que seja a posição do púlpito. Quanto às informações como o nome do evento, conceitos, slogans etc., o ideal é que ocupem a área central do painel. Cada montagem tem uma particularidade e especificidade que deverá ser levada em conta para a obtenção do melhor resultado.
1. Autoridades sentadas em cadeiras / mesa
Quanto à altura, o limite inferior da última marca deve ser entre 1,55m a 1,65m. Na área central, o limite do texto deve ser entre 1,40m, considerando sempre o tipo de estrutura onde o fundo de palco será instalado – boxtruss, estrutura do palco, moldura, painel de madeira etc. – pois isso influenciará a visibilidade.
2. Autoridades em pé (com púlpito)
Assim como no caso acima, o limite inferior da última marca deve ser entre 1,55m a 1,65m. Na área central, o limite do texto deve ser entre 1,55m, considerando sempre o tipo de estrutura onde o fundo de palco será instalado – boxtruss, estrutura do palco, moldura, painel de madeira etc. – pois isso influenciará a visibilidade.
Estruturas
As estruturas são utilizadas para a construção do fundo de palco. Nestes painéis, as alturas indicadas para as marcas e para a área de conceito pode variar em função da estrutura utilizada. Caso a estrutura seja de metalon, deve-se seguir as alturas indicadas. Caso a estrutura seja Box Truss, tipo treliça, descontar nas alturas, a medida da treliça.
3.Fundo de Púlpito
É possível também, em palcos muito profundos ou com outros impeditivos, utilizar uma peça menor posicionada atrás do púlpito, para exibição de marcas e conceitos a e para prevenir vazamento de imagens e reflexos.
4. Saia de Palco e testeira
Como complementação, podem ser utilizadas estas peças, para destacar informações adicionais que não precisem estar no ambiente principal do palco.
5. Saia de mesa
Caso não seja possível a utilização de fundo de palco, a mesa pode servir com base para a comunicação, utilizando-se a parte frontal para a comunicação.
6.Banners
Complementam a comunicação e servem também como indicativo do local de realização.